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04 de Outubro de 2024
Em continuidade à jornada para a conquista da certificação ISO 9001, o CEJAM promoveu, em agosto e setembro, um treinamento de auditores internos. Essa etapa é um passo essencial para manutenção e melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Instituição, além de nortear adequações e condutas necessárias para a obtenção da certificação.
A ISO 9001 é um sistema de gestão internacional que visa aprimorar a eficiência na execução das atividades, no gerenciamento de riscos e na otimização de recursos. “Com essas adequações, o CEJAM passa a ter uma melhor compreensão e atendimento das necessidades dos seus clientes, tanto nos processos administrativos realizados na sede quanto nas Unidades de Saúde. Esse avanço nos aproxima ainda mais da nossa visão de “ser reconhecidos como a melhor instituição nacional na gestão de saúde populacional”, destaca Thatiane Bezerra, especialista de Qualidade da Instituição.
Na prática, a implementação das diretrizes da ISO apresenta benefícios para todas as partes: em relação às empresas, garante a consistência na entrega de resultados e fortalece a confiança dos stakeholders; aos colaboradores, proporciona um ambiente de trabalho mais organizado, facilitando o entendimento e o desempenho de cada tarefa, além de favorecer o desenvolvimento profissional; e para os clientes, aprimora a qualidade dos serviços prestados, por meio de um atendimento mais ágil e satisfatório.
O treinamento capacitou 26 colaboradores das áreas administrativa e operacional da sede da organização. Com conteúdos didáticos e exercícios práticos, a grade programática abordou tópicos como: requisitos da norma ISO 9001, técnicas e condução de auditorias, planejamento do processo e redação de não conformidades.
No dia a dia, esses colaboradores terão um papel-chave para identificar oportunidades de melhoria, promover o alinhamento das atividades com os requisitos da norma e fortalecer a cultura de qualidade em cada setor. ”Esses profissionais atuam como multiplicadores de conhecimento e podem contribuir continuamente com a visão sistêmica da gestão por processos”, explica Thatiana.
Outros passos
Para fortalecer a jornada rumo à ISO, o CEJAM tem desenvolvido diversas ações institucionais. Entre elas, destacam-se:
- Constituição do Comitê de Auditoria;
- Gerenciamento dos Riscos Institucionais;
- Desenvolvimento de um Modelo de Alta Confiabilidade;
- Aprimoramento dos Processos de Governança;
- Automação do Processo de Gestão de Documentos;
- Implementação do Segundo Ciclo do Planejamento Estratégico;
- Capacitação em Metodologias do SGQ.
“Através da implementação dessas iniciativas, o CEJAM espera alcançar um sucesso significativo na adequação às exigências da ISO 9001, promovendo a melhoria contínua e sustentável dos processos, além de elevar a qualidade dos serviços prestados”, finaliza.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
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